A segunda semana de eventos oficiais da Kihabbo chegou ao seu fim nesta quarta-feira, 19 de maio. Após uma série de elogios e um número até que razoável de reclamações sobre o evento ao vivo... vamos conferir qual o veredito final da comunidade para o Capítulo Encantado da Kiki?
O que foi o Capítulo Encantado?
A campanha da Kihabbo trata da jornada da feiticeira travessa Bea, que desde seu nascimento está envolvida com feitiços, chegando até a causar terror na floresta com suas travessuras mágicas, que vão desde pássaros que viraram lagartixas até tartarugas mais rápidas que um relâmpago. Após um sumiço repentino e sem nenhum vestígio, Bea se torna a guardiã do livro mágico e viaja pelo mundo em busca de sua mentora. Como toda boa aventura, não foi nem um pouco fácil. A missão é clara, procurar em todos os lugares e em todas as dimensões até achar a mestra ou ao menos um vestígio de seu paradeiro.
Promotoria Oficial
A promotoria responsável por esta semana de eventos oficiais da Kihabbo é composta por 10 membros, sendo eles, 8 promotores oficiais responsáveis pela construção, organização e programação: iDescreto, murillobed777, -Hitsu., paulo060895, diwokian, Diafrix, Escaparei e Nazv.
E 2 artistas, que fizeram as artes e emblemas da campanha, sendo eles: Elevene e westhim.
Além da colaboração da promotoria oficial da Habblindados: -battlex-, mostardatop, Nonas12, xXChronox90Xx, OriannaTPA e ,Bomberman
Entrevista com a Promotoria Oficial
Como todas as semanas, pegamos alguns dos assuntos mais importantes e de maior repercussão e fizemos algumas perguntas para os promotores oficiais. Confira o que eles responderam:
Pergunta 1: Essa campanha serviu como um tipo de teste, pois foi a primeira vez que vocês fizeram um evento ao vivo. Vocês esperavam essa repercussão toda ou acham que foi algo excessivo?
iDescreto: Essa campanha foi algo experimental para o cenário atual do Habbo, eu particularmente não gosto de fazer evento ao vivo por alguns aspectos negativos: Tempo, bugs e reclamações excessivas. Atividade ao vivo é uma modalidade bem antiga no jogo, entretanto, com passar dos anos jogadores novos foram entrando, antigos saindo e o muitos se habituaram com modos diferentes de atividades. A repercussão que teve foi a esperada, reclamações e tudo mais, pelo menos eu, já sabia que aconteceria algo do tipo. Essa não é a primeira vez que participo/elaboro um evento ao vivo"
murillobed777: Sim, sempre acontecem críticas nesse tipo de evento, nunca agrada a todos e devemos sempre escutar e analizar para melhorar sempre"
diwokian: Eu vejo a repercussão "negativa" como algo excessivo, pois, nós promotores conhecemos bem a nossa comunidade e sabemos como eles transbordam as críticas quando se trata de "eu perdi" ou seja, se não vencer o evento ao vivo, vão criticar, vão inventar e vão reclamar até de coisas que não existe... então, eu tento não levar esse tipo de críticas como um "resultado" do evento ao vivo. Portanto, eu vejo que foi algo excessivo em relação a reclamações. Tivemos erros? Sim, tivemos uns erros que não podemos generalizar o evento ao todo, pois, no geral foi um ótimo evento em diversos quesitos, principalmente criatividade"
Nazv: De antemão, gostaria de adiantar que adorei o ao vivo. Um jogo diferente e divertido que trouxemos para a comunidade. E sobre as críticas, elas sempre existem, mas assim como temos as críticas, temos também os elogios que fazem termos certeza que fomos pelo caminho certo. Somos usuários e humanos assim como qualquer outro e temos o direito de cometer algum erro. É muito difícil criar um jogo que agrade a todos na comunidade. Então acho que devemos absorver as críticas que considerarmos construtivas e tentar melhorar para uma próxima vez.
paulo060895: Não acredito que tenha sido um teste, pois a maioria dos promotores envolvidos já tinham experiência com eventos ao vivo. Foi o primeiro apenas como membros da Kihabbo. No geral foi super dentro do que era esperado, o jogo e a metodologia em si eram super simples, e não necessitavam de grande habilidade dos jogadores. Sempre que se faz um evento ao vivo espera-se uma certa repercussão, independe de como seja o evento SEMPRE haverão críticas favoráveis ou negativas, isso é um fato. Não acho que a repercussão foi algo excessiva, até porque fazemos coisas diversificadas, acessíveis e inovadoras dentro do possível, então repercussão já é algo esperado. Sobre a repercussão negativa, pesada na nossa balança não superou os pontos positivos, até porque opinião de grupo X, Y ou Z não representa a totalidade que é a comunidade. Para cada habbo inconformado com algo houve 4 ou 5 elogiando a atividade, o jogo em si que era inspirado no Fall Guys, o entretenimento e diversão que ele proporcionou, tanto é que o evento foi repetido pela equipe de rádio premiando moedas e teve uma boa participação.
-Hitsu.: Quase sempre espero um feedback negativo de qualquer ao vivo e com o da Kihabbo não ia ser diferente. Foi nosso primeiro evento ao vivo e mostrou que independente de quão divertido seja o jogo, o pessoal sempre vai reclamar. Tiveram alguns imprevistos nas hora do jogo, mas coisas que não são do nosso controle, mesmo assim continuamos em frente para entregar o nosso melhor.
Diafrix: Sendo minha primeira campanha pela Kihabbo, posso dizer que a semana foi um sucesso, claro, não da pra agradar todos os usuários. Mas demos o nosso melhor em tudo que fizemos, para trazer uma campanha bacana. Quanto o evento ao vivo, acho que tiveram alguns exageros nas criticas o que me desanima quanto a esse tipo de evento, pois tentamos trazer algo novo e divertido.
Pergunta 2: A campanha foi muito elogiada quanto a acessibilidade mobile e provou que mesmo o jogo sendo focado em usuários do PC, é possível realizar algumas alterações para que assim os jogadores da plataforma mobile consigam jogar. Como surgiu a ideia da fase alternativa e da promotoria receber a continuação da história por meio do twitter e publicar em nome daquele usuário?
iDescreto: Essa parte da acessibilidade é algo que a Kihabbo vem pensando desde a primeira campanha oficial, não é muito difícil acoplar algo acessível, porém mais difícil como alternativa aos demais já que ambas as plataformas podem ser beneficiadas, deixo os créditos aos meninos que contemplam a equipe pois eu também fiquei surpreso com a ideia de uma fase alternativa a das caixas puzzle. A ideia de continuar as histórias do fórum veio por parte do Fennway (responsável pela equipe), de início achei interessante, porém, pensei os contras que isso ocasionaria (pessoas dizendo que mandaram e não foi postado de imediato no fórum), decidi que seria melhor receber as opiniões dos demais promotores e deu super certo"
murillobed777: É importante incluir todas as plataformas, eu particulamente, noto muitas reclamações na timeline e de alguns críticos da KH acerca da acessibilidade"
diwokian: Sabemos que muitos usuários reclamam sobre acessibilidade de alguns jogos pra quem usa mobile, pois tem dificuldade e tals, e super entendemos essa questão e tentamos trazer um formato diferente nessa campanha, acrescentando fases alternativas para quem jogava pelo mobile e isso teve uma repercussão muito boa pela comunidade e ficamos muito felizes que no final essa questão deu muito certo.
Nazv: Sobre as fases alternativas, não fiz parte da ideia, então acho que seria injusto opinar sobre a idealização. Porém assim como a maioria da comunidade, adorei esse método de acessibilidade para quem joga no mobile, que sirva de exemplo para todos FS.
paulo060895: A algum tempo víamos pessoas reclamando da falta de acessibilidade e de como sofriam com a falta de suporte no mobile. O ponto alto foi em uma campanha que ocorreu recentemente e trouxe à tona esse problema principalmente por possuir uma fase também com caixas puzzle que simplesmente não pode ser usada no mobile. Pensando nisso tudo resolvemos criar a fase alternativa para que essas pessoas não fossem impedidas de participar como qualquer outra. Além disso também tínhamos a atividade de fórum, também nos dispomos a auxiliar esses jogadores no momento de envio de sua participação, afinal elas não tinham culpa de nada... Assumimos a missão de pensar com carinho nesses jogadores, e ficamos felizes com o resultado.
-Hitsu.: Sempre que vamos organizar os jogos, um de nós entra sempre na versão mobile e unity para ver se é possível jogar, sempre buscamos deixar acessível para outras plataformas porque nosso intuito é divertir a maioria das pessoas, mesmo que tenhamos que mudar um pouco a estrutura do jogo para ficar bom para todos. A continuação da história surgiu após usuários mobile falarem que não tinha como eles comentarem no fórum pelo app, que até então acho que ninguém tinha esse conhecimento, mas tudo certo no final.
Diafrix: A campanha foi muito elogiada quanto à acessibilidade mobile e provou que mesmo o jogo sendo focado em usuários do PC, é possível realizar algumas alterações para que assim os jogadores da plataforma mobile consigam jogar. Como surgiu a ideia da fase alternativa e da promotoria receber a continuação da história por meio do twitter e publicar em nome daquele usuário? Essa ideia surgiu através dos pedidos feitos por usuários no twitter. Vários não conseguiam participar dos jogos, por serem usuários mobile, então vimos à necessidade de algo mais acessível. Fico muito grato com os elogios, pois foi feito com muita dedicação.
Pergunta 3: Como foi preparar essa campanha?
iDescreto: Preparar essa campanha foi uma DOR DE CABEÇA ENORME pois como é algo “conjunto” tivemos que conversar com o pessoal da Habblindados e para escolher qual emblema será destinado a qual fã site foi uma briga enorme já que os emblemas foram heranças de outras já falecidas/desativadas que os promotores em comum integraram. Mas no fim foi superengraçado, conseguimos juntar tudo em uma coisa homogênea e linear de forma bacana"
murillobed777: Foi tudo bem planejado, um pouco corrido por ser muitos quartos bem elaborados e muitas coisas para serem monitoradas durante a campanha"
diwokian: Preparar essa campanha foi algo encantador, foi difícil mas também foi algo de muito orgulho do começo ao fim. A elaboração dos quartos, jogos, tudo pra ficar bem feito e bem detalhado, fazer a comunidade entrar dentro da história e se sentir em um personagem em cada canto da campanha foi algo incrível... a ideia da campanha, o contexto dela, as dinâmicas, os emblemas, as artes, tudo foi pensado da melhor forma. Cada página representando uma história diferente, um lugar diferente, um ciclo de magia etc, a ideia dessa campanha ser "conjunta" foi algo muito incrível no geral, algo que eu vejo que é muito bem vindo, são coisas que fazem uma grande diferença no contexto da semana. Ou seja, preparar essa campanha foi sem dúvidas algo muito especial e lindo de se ver.
Nazv: Nossa equipe é bastante experiente, e o método que trabalhamos é mt organizado. Como era uma campanha em conjunta, ainda tivemos a ajuda da promotoria da Habblindados na criação (o que facilitou mais ainda). Mas a preparação em si foi bem legal, construir tantos quartos lindos para uma campanha foi bem satisfatório.
paulo060895: Preparar essa campanha foi super cansativo, tanto pela quantidade de quartos e jogos, quanto pela carga horária que tivermos que empregar durante a própria campanha, realizando eventos, monitorando e realizando a atividade do fórum... Mas foi legal ver la no ar, muito do que trouxemos deu super certo e trouxe ótimos resultados, e até o que não deu tão certo serviu muito para outras finalidades. Seguiremos tentando trazer coisas novas e arriscando. Sabemos que poderíamos fazer campanhas livres de tantas críticas, bastando apenas trazer o bom e velho "arroz, feijão e bife do olhão". Mas simplesmente não faz o nosso estilo! A Kihabbo é um fã site novo, tem uma identidade própria, sua equipe tem seu próprio jeito de ser e de fazer, então preferimos arriscar e sair da zona de conforto, inovar, testar, tentar e aprender. Se tivéssemos nos prendido aos moldes antigos sequer teríamos trazido novidades positivas tão necessárias para a comunidade.
-Hitsu.: Foi um pouco desafiador essa campanha por causa da quantidade de jogos e jogos não tão comuns para campanha oficial. E ainda tinha o ao vivo que sempre é uma questão polêmica. Mas foi divertido, pude me aproximar ainda mais dos meus colegas promotores, além de ter novas experiências que ficaram como aprendizado para as próximas. No geral eu gostei de fazer essa campanha, foi uma campanha fora do comum e tirando o ao vivo, foi muito bem aceita pela comunidade, mostrando que ainda seguimos os passos da primeira.
Diafrix: Mesmo tendo chegado em meio aos preparativos da campanha, foi muito divertido e gratificante ter feito parte de tudo com os meninos. Tive total liberdade, e me senti muito bem recebido. Mal posso esperar a próxima!
Capítulo Tweetado!
Confira a repercussão da campanha no Twitter!
E teve até gente que acabou confundindo as paredes do jogo com as paredes de casa!
Opiniões da comunidade
HabboVictor.01: Como já vem sendo feita nas ultimas campanhas, a kihabbo mantem a qualidade do jogo e o aumento da acessibilidade para os jogadores o que é muito bom. A decoração de todos os quartos da campanha é impecavel, assim como todas as artes, e a narrativa. Entretanto, precisamos ressaltar que apesar de todos os jogos serem possíveis de ser jogado no beta, o acesso aos jogos 2 e 3 não é possível pois como é necessário colocar os emblemas no perfis, usuários que tem uma quantidade minima de emblemas não consegue achá-lo pelo beta pois como ja foi citado em outras analises não tem uma barra de pesquisa. Apesar disso, o cuidado para com todos os jogadores, beta e mobile é extremamente positivo e deve ser levado em consideração por todos os fã-sites na criação de jogos para a comunidade. 4.5 cubos"
=-Paty-=Girl=-: Gente, amei os jogos da campanha!! Tanto o JOGO2 quando o labirinto do JOGO3 foram incríveis. A proposta do JOGO2 é bem diferente e divertida. Meu emblema preferido foi o Ciclo Lunar. Além de lindo, o labirinto é super divertido. Fases com níveis adequados de dificuldade, alternativas disponíveis para mobile e kick apenas no começo. A última fase, a das puzzle boxes e do chão é lava particularmente foram as minhas preferidas. 5/5 cubos"
lPab: Os jogos free foram bem acessíveis. Achei o evento ao vivo inovador, nenhum fã-site havia feito um jogo de futebloqueio, me diverti muito jogando. Achei que a capacidade do quarto poderia ter sido de 40 usuários, pois quando um fã-site anteriormente fez a capacidade de 20 pessoas os promotores da KiHabbo foram os primeiros a criticarem. Enfim, também não gostei dos amigos dos promotores no grupo, uma vez que o quarto já tem a capacidade restrita e os mesmos acabam se beneficiando. Se soma o fato de que eu tentei adicionar todos os promotores anteriormente e fui completamente ignorado, depois fui a DM de um deles avisar que tinha gente a mais no grupo e também fui completamente ignorado. Gostaria que as vezes os mesmos deixassem o rancor de lado e fossem apenas promotores, imparciais, e por isso dou 3/5 cubos para a campanha"
Kikizeiro: Gostei bastante de todas as construções dos quartos. O tema ficou um pouco clichê, mas souberam aproveitar as ideias que o tema oferece. Os emblemas não me agradaram muitos, gostei apenas de 3 e os jogos frees achei desnecessariamente fáceis, parece que foram feitos somente para agradarem jogadores mobile e não serem criticados. No mais foi uma campanha boa. 4/5 cubos"
Kikizeiro: Foi uma boa campanha, bons jogos e bons emblemas, porém o ao vivo como um todo foi muito ruim e comprometeu o saldo final. 3/5 cubos"
Kikizeiro: Os frees eu achei que cumpriram com o requisito, visto que eram pra ser frees tavam divertidos, o lab e o forum foram pontos certos, as construções estavam belíssimas, o ao vivo foi extremamente péssimo por ser em GRUPO e só ter limite de 20 pessoas, além das chances de entrar serem baixissima você tinha que depender de mais outras 4 pessoas. Sobre a promoção, acho que promoção de parede só rola em época de natal com os enfeites no c.a pra podermos usar o quanto quisermos, visto que o c.a é bem limitado de mobis de parede no geral, a ideia foi boa mas o momento ao meu ver foi errado (eu via pessoa pedindo enfeite emprestado por grupo o tempo todo) por não ter por c.a, gente comprando enfeite, gente deixando de fazer por não ter enfeite... achei que podia ser outra coisa no momento, mas é isto. Dado a minha proximidade maior com os emblemas restritos, dou 2/5 cubos"
Opinião do redator
mirandavini: A segunda semana de eventos oficiais da Kihabbo trouxe aquilo que todos os usuários gostam, emblemas free, eventos ao vivo e competições. Ainda assim, infelizmente não conseguiu satisfazer alguns jogadores em específico. Essa semana serve como aprendizado para futuras campanhas e com certeza trouxe uma percepção maior para os promotores quanto a aceitação de algumas coisas, e provavelmente gerou consequências (ou alterações em futuros planos de campanhas) dado o hate excessivo de alguns jogadores por não conseguirem o seu emblema. A decoração e construção dos quartos agradou, a organização das atividades foi excelente e pontual. Em minhas tentativas, vi um atraso pequeno na abertura do evento ao vivo, mas por ser questão de 2-4 segundos, não acho relevante que isso interfira na minha nota. De primeira, achei a capacidade do ao vivo um tanto quanto curiosa, mas após jogar, percebi que não daria para fazer com mais jogadores, e mesmo se fosse feito, apenas jogadores com computadores muito bons conseguiriam jogar, já que seriam 40 jogadores chutando cerca de 50 bolas e as vezes, ao mesmo tempo. Jogos criativos, muito bem executados e feitos. 4/5 cubos"
Veredito final
Como um teste ou para tentar agradar a maioria dos usuários, a semana de eventos oficiais da Kihabbo trouxe todos os tipos de jogos: frees, competições, fórum e ao vivo. Alguns usuários não ficaram felizes com alguns aspectos dos jogos, como a capacidade do evento ao vivo, por exemplo. Ao mesmo tempo, a campanha recebeu uma chuva de elogios sobre seu labirinto, que trouxe até fase alternativa para os usuários do Habbo Mobile ou Unity, causando assim uma certa divisão entre alguns grupos de jogadores. Mesmo em meio a tanta divisão, entre críticas e elogios, a Kihabbo leva para casa um veredito final de 4 cubos.
Este artigo não expressa, necessariamente, a opinião da Kihabbo.
Avaliação realizada a partir de média aritmética simples, sem arredondamento.
4.5 + 5 + 3 + 4 + 3 + 2 + 4 ÷ 6 = 4,25 = 4