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DOSSIÊ: Projeto Illumina
Dossiês

A interface do Habbo Hotel sofreu poucas alterações desde a migração para Flash em 2009. A última grande modificação ocorreu em 2013 e de lá para cá apenas alguns aperfeiçoamentos foram implementados. Contudo, o que muitos não sabem é que em 2012 a Sulake deu início a um projeto gráfico que mudaria completamente grande parte de tudo aquilo que conhecemos do Habbo Hotel. O projeto em questão foi batizado de “Illumina” e tinha como principal objetivo modernizar a estrutura do jogo, incluindo novas ferramentas e remodelando o estilo visual geral.

Por alguma razão, o principal designer do projeto, Juho Paasonen (Ediotte), acabou deixando o seu cargo em 2013, em função disto o projeto foi interrompido até ser definitivamente encerrado neste mesmo ano. Ainda assim, o legado deixado pelo Illumina pode ser percebido até hoje e alguns dos mecanismos idealizados no âmbito do projeto continuam em pleno funcionamento. Neste dossiê, reunimos todas as informações relativas ao início e fim do Illumina, destrinchando em detalhes o projeto original e estabelecendo as afinidades mantidas com a atual versão.

Em poucos meses o Habbo receberá uma grande atualização e, ao que tudo indica, não só a interface, mas também outras extensões do jogo serão modificadas. Com as medidas de restrição impostas pela Sulake, as informações sobre Habbo 2020 ainda são muito limitadas, de modo que não sabemos como será a nova versão. Sendo assim, se não podemos saber “como será”, podemos ao menos imaginar como “poderia ter sido” e, a partir disto, perspectivar o que “poderá ser”. Com toda certeza, as veredas abertas pelo Illumina servem como um fecundíssimo ponto de partida desta caminhada, afinal de contas, foi apoiado no Illumina que a Sulake lançou a última grande versão conhecida.

O ROSTO POR TRÁS DO PROJETO

Juho Paasonen iniciou sua carreira como designer profissional em 1999, trabalhando como construtor de sites para uma empresa finlandesa do setor. Em 2002, ingressou como designer de integração na Movial Creative Technologies, uma grande empresa especializada em engenharia de software. Paasonen permaneceu na Movial até 2008, quando então deixou o posto de consultor sênior para torna-se gerente de design da Nokia.

A passagem de Paasonen pela Sulake foi curta e durou pouco mais de um ano. Desde então, Juho Paasonen passou por várias empresas, chegando, inclusive, a trabalhar como designer sênior nos escritórios da Google em Estocolmo e Seattle. Atualmente, Paasonen é líder de designer do Posti Group, a principal agência de serviço postal da Finlândia, equivalente aos Correios brasileiro.

Juho Paasonen é um dos entusiastas da cultura de design e seu principal campo de atuação dentro da área é em user experience design (design da experiência do usuário), um seguimento da teoria do design focado no estudo da interação dos usuários com o produto, desde a usabilidade, até pontos mais específicos de utilidade e conveniência oferecidas pela manipulação de programas e máquinas.

O INÍCIO DE TUDO

Em fevereiro de 2012, Juho Paasonen utilizou uma de suas redes sociais (@ediootti) para divulgar as primeira imagens daquilo que viria a ser o Projeto Illumina. Tratava-se de dois prints mostrando como ficaria a nova interface.

 

Como podemos observar, a primeira imagem traz um exemplo de como ficaria o perfil de usuário, muito similar ao que temos hoje, contudo, com mais divisões e também com mais destaque para algumas áreas. Na parte inferior ficaria a box de configurações, o inventário e também a aba de amigos e grupos. Já na lateral direita, ficaria mantido o menu de funcionalidades.

Na segunda imagem por sua vez, o menu de funcionalidades aparece na parte superior da tela, aparentemente a equipe da Sulake não gostou desse modelo, por essa razão na primeira imagem o menu aparece exatamente na lateral direita, como aliás foi mantido por bastante tempo. Além disso, o print nos permite observar também como seria a janela de informações ao clicar em um jogador no quarto.

MUDANÇAS NO CONSOLE DE BATE-PAPO

Pouco tempo depois novos prints foram liberados, dessa vez demonstrando como ficariam outras extensões da interface, como o chat de bate-papo. Uma das curiosidades em relação a isso é que Paasonen teve que desenhar duas versões, pois a equipe da Sulake não havia gostado da primeira, tanto que atualmente a versão que temos do chat é essencialmente uma reprodução do segundo modelo desenhado pelo Ediootte.

 

O primeiro modelo foi baseado no antigo console, mas no fim o objetivo da Sulake era de fato a renovação visual do Habbo, portanto, não fazia sentido — pelo menos, àquela altura — apostar na versão nostálgica da janela. Uma coisa interessante em relação a ambos é que além das conversas privadas, eles continham uma aba de conversas em grupo. Essa modalidade de chat chegou até a ser implantada no Habbo Hotel americano, contudo, devido as complicações geradas ao longo do processo acabou sendo retirada de funcionamento. Também por isto, nas imagens mostrada na secção anterior, próximo a lista de amigos podemos observar os ícones dos grupos, exatamente em função da possibilidade desses bate-papos coletivos.

MUDANÇAS NO HALL DE ENTRADA

Uma outra novidade deixada como herança pelo Illumina foi o aperfeiçoamento do hall de entrada do registro. Assim como sucedeu ao chat, houveram duas versões desenhados para essa finalidade, uma mais simples e outra mais elaborada.

PRIMEIRA VERSÃO

  

SEGUNDA VERSÃO

MUDANÇAS NA ÁREA INICIAL

Ediootte também havia pensado em uma nova área inicial contendo informações e outros utilitários do Habbo. Nesta versão, podemos perceber que desde aquele momento o Habbo já tinha intenções de utilizar a entrada principal de forma temática, algo que veio a se tornar recorrente com as campanhas globais.

HABBO COMMUNITY MANAGEMENT E OS PRIMEIROS SINAIS DOS GUARDIÕES

Foi no Illumina que a ferramenta usadas pelos Habbo Guias surgiu pela primeira vez. Inicialmente pensando com o nome Habbo Community Management (HabboGM) e depois substituído por Habbo Talents, a ideia do programa era retomar de uma forma ainda mais funcional o velho sistema do Habbo X. Com o tempo o conceito primário foi sendo modificado até dar origem ao Programa de Guardiões, inclusive, com a adição do progresso pessoal e da ferramenta de denúncias (essa opção foi desativada no final do ano passado). 

  

  

A SAÍDA DE EDIOOTTE

No ano seguinte ao início do projeto, Juho Paasonen deixou a Sulake. A uma matéria do fã-site Puhekupla, ele teria admitido uma certa insatisfação com os rumos que o Illumina teria tomado. Na reportagem, referindo-se a uma fala do gerente Ubergergely sobre a descontinuidade do Illumina, Ediootte chegou a afirmar que “os caras” da Sulake poderiam fazer a interface do jeito que quisessem, afinal de contas, esse seria “o show deles”. Após esse pronunciamento, não houve mais nenhuma manifestação pública do Juho Paasonen e nem da Sulake sobre o assunto.

Tradução: Gente, esqueçam o Illumina. Foi cancelado. Ediootti não está mais aqui. Sem a garantia de qualidade de Ediootti, não podemos avançar.

Afinal, os caras do Sulake podem fazer sua interface do jeito que querem - o show é deles. Juho Paasonen (Ediootte) em resposta aos comentários do gerente Ubergergely. 

Mesmo com o fim do Illumina a interface gráfica do Habbo recebeu uma série de alterações. A versão que temos hoje é resultado da fusão de três estilos, um verdadeiro mix de elementos do Habbo Antigo, Habbo Beta e Illumina, muito embora exista uma prevalência significativa desses dois últimos.

Tradução: As mudanças recentes são apenas facelifts rápidos, mas não refinados, como você pode ver. É como uma mistura de três estilos.

IMAGENS NÃO OFICIAIS DO PROJETO

Com o fim precoce do Illumina, muitas projeções de outras áreas do jogo não foram desenvolvidas. A partir disto, um designer italiano, utilizando o mesmo estilo do Illumina, recriou diversas janelas do Habbo mostrando como ficaria o Hotel se o Illumina fosse completamente efetivado. As imagens a seguir não são oficiais da Sulake e não foram concebidas pelo Ediootte.

   

     

OUTROS RESQUÍCIOS DO ILLUMINA

O Pocket Habbo foi um aplicativo lançado pela Sulake em 2012 e, basicamente, permitia que usuários pudessem mandar mensagens através do chat do Habbo. Inicialmente, o app funcionava apenas em sistemas IOS, porém em 2013 uma nova extensão ampliou os serviços para os usuários do Android. Através do Pocket Habbo era possível também alterar o visual e realizar outras configurações no avatar. Em 2015, o aplicativo foi descontinuado pela baixa adesão e também pelo lançamento da versão mobile do Habbo, que já abarcava todas as funcionalidades do antigo app.

   

Por ter sido desenvolvido no mesmo ano do projeto Illumina, é perceptível as semelhanças visuais entre a interface do aplicativo e a interface projetada para as versões em desktop.

O DEPOIMENTO DE JUHO PAASONEN 8 ANOS APÓS O FIM DO PROJETO

Recentemente, nossa equipe de reportagem conversou com o Juho Paasonen acerca de sua experiência como designer da Sulake. Na oportunidade, interpelamos como ele se sentia nove anos após o início do projeto Illumina. Abaixo nós reproduzimos na íntegra este material exclusivo.

Tradução: Ei! Obrigado por me contatar - agradeço as amáveis palavras. :) Trabalhar no Habbo foi uma experiência divertida e gratificante em minha carreira, e na verdade ainda falo sobre isso quando faço discursos em conferências ou ensino. É tão incrível que a comunidade ainda se lembra de mim ou do trabalho que fizemos naquela época! :) Pergunta: Como foi sua experiência como funcionário do Habbo/Sulake?

 
Tradução: Para ser honesto, uma das maiores coisas que um designer aprende em sua carreira é "matar os seus queridinhos", o que significa que tentamos não ficar muito apegados a qualquer coisa em que trabalhamos. Temos muito orgulho do nosso trabalho, com certeza, e queremos que ele seja bem-sucedido, mas se isso não acontecer, seguiremos em frente e aprenderemos com a experiência. Pergunta: Você ainda guarda imagens ou outras recordações do Illumina?
 
Tradução: Então, nessa nota, Illumina foi um projeto importante para mim, e algo que me ensinou muito, mas (mesmo) depois de 9 anos, eu aprecio que a equipe tenha sua própria direção agora, e eu não tenho um papel mais, então não é realmente meu lugar comentar sobre isso. :) Pergunta: Em breve o Habbo lançará uma nova versão, qual suas impressões sobre isso?
 
Tradução: Vou lhe dizer o seguinte: eu sinto falta da incrível comunidade do Habbo! Lembro-me muito bem do meu tempo na Sulake. Como foi dito, estou realmente sensibilizado e comovido com o fato de vocês ainda se lembrarem do projeto. Faz tudo valer a pena para mim. :) Obrigado novamente por me contactar, e me envie o link quando o artigo for publicado - às vezes eu ainda dou uma olhada nos sites de fãs para verificar o que está acontecendo, e eu definitivamente adoraria ler sua matéria. Desculpe, não poder entrar em mais detalhes. Fique seguro durante esses tempos loucos e tenha uma primavera maravilhosa! Pergunta: Depois de tanto tempo, o que o Illumina e o Habbo representam hoje para vocês?

E assim chegamos ao fim. O fim de um era que terminou ainda em seus primeiros passos, mas cujo legado jamais poderá ser esquecido. O Illumina que um dia foi tão real, hoje não passa de uma incrível história, cujos capítulos nós buscamos delinear neste relatório. Agradecemos ao Juho Passonen pela gentiliza em conversar conosco e pelas informações cedidas a nossa equipe. Esperamos que todos tenham tido uma boa leitura e que este material sirva como um relato fidedigno de um dos mais importantes momentos vividos pelo Habbo Hotel. Fiquem seguros durante esses tempos loucos e tenham uma primavera maravilhosa.

Créditos: Puhekupla, HabboLifeForum, HabboNews, MangeToiÇa, Habbo-Happy, Habbox e Habborator.
Agradecimentos especiais ao Juho Paasonen.
E você? Ainda lembra do Illumina? Deixe nos comentários suas recordações sobre este projeto.
Notícia escrita por -TheCrown, no dia 28 de maio de 2020, às 00:05
cubo
Quase lá...