habbo image
AGORA

DJKihabbo com KiHits!

Siga @kihabbofs no X/Twitter!

A arte por trás da coleção de aniversário do Habbo
Outros

Recentemente, os designers responsáveis pela campanha de aniversário do Habbo fizeram algumas revelações sobre os preparativos para a grande comemoração de agosto. Em uma entrevista publicada na página oficial do Habbo inglês, os designers falaram um pouco sobre a inspiração por trás das mobílias e visuais que serão lançados em breve.

Diante disso, resolvermos mergulhar mais a fundo no universo criativo da Sulake, expondo com mais detalhes os movimentos artísticos e estéticos utilizados na concepção desse projeto. Para os curiosos de plantão e, também, todos aqueles interessados em arte, preparem o fôlego. Acompanhe abaixo as bases conceituais da próxima coleção de aniversário.

ART DÉCO

Segundo os próprios designers o principal estilo utilizado na concepção das mobílias e visuais foi o Art Déco. O Deco, como também é chamado, foi muito comum durante a década de 1920, tendo influenciado a arquitetura de muitas cidades, sobretudo, nos Estados Unidos. O estilo combina traços modernistas com exuberância e contornos requintados. Durante do seu auge, era sinônimo de luxo e glamour, influenciando toda uma geração de moda e cinema, e também destacando períodos históricos importantes como os “anos vinte dourados” na Alemanha.

Etimologicamente, Art Déco é uma contração para Artes Decorativas, termo que já vem sendo utilizado desde 1858, ainda que o Deco seja um estilo propriamente do Século XX. Existem muitas dúvidas sobre suas origens, mas acredita-se que seu surgimento e disseminação tenha se dado efetivamente durante o período entre o início e o fim da Primeira Guerra Mundial.

 
Paineis Art Déco
(Reprodução: Imagens da Internet)
 

 

No painel acima, podemos ver claramente os traços Art Déco aplicados ao tapete e ao backdrop de uma das coleções de aniversário. Entre as características do estilo, podemos então apontar: traços sintéticos, linhas simples e forma geométricas, além de uma clara influência da arte egípcia e grega.

Boudoir de Jeanne Lanvin
(Reprodução: Armand-Albert Rateau)

 

Nestas outras imagens, podemos perceber a proximidade do Pack Elegante Escuro com o Boudoir (vestiário para senhoras) da estilista Jeanne Lanvin, atualmente exposto no Museu de Artes Decorativas de Paris. Nisso podemos observar como o Art Déco está associado ao glamour e como combina muito bem materiais luxuosos e formas requintadas, tudo isso sem parecer arcaico, exatamente porque mantém um clima modernista, com uma forte presença da herança de Picasso.

O estilo Deco é a grande marca dos anos 20, por isso, na entrevista traduzida pela KiHabbo, o designer Sparkaro citou a influência de Gatsby, referindo-se ao romance "O Grande Gatsby", de Scott Fitzgerald, publicado em 1925. O que chama atenção no romance são as roupas elegantes dos personagens e as festas na mansão do protagonista. "O Grande Gatsby" foi gravado como filme mudo em 1926, e em 2013 foi remasterizado com roteiro de Craig Pierce e direção de Baz Luhrmann, tendo sido estrelado por Leonardo DiCaprio no papel principal.

 
Capa do livro e pôster de divulgação de "O Grande Gatsby"
(Reprodução: Imagens da Internet)

Como se observa, tanto o pôster de lançamento do filme, quanto a capa de uma das edições do livro Fitzgerald, trazem os mesmos traços de Art Déco utilizadas na coleção de aniversário do Habbo.

A MODA NA DÉCADA DE 1920

O Deco também influenciou a moda nos anos 20. Livre dos espartilhos do Século XIX, as roupas da década de 1920 acentuam a silhueta em formato tubular, com vestidos curtos, leves, elegantes e com braços a mostra. Desta época, destacam-se os estilistas mundialmente conhecidos, Jean Patou  e Coco Chanel.

Croquis de um vestido dos anos 20
(Reprodução: Imagem da Internet)
 
Vestido usado no filme "O Grande Gatsby"
(Reprodução: Imagem da Internet)

O uso de luvas também era sinal de elegância feminina, uma marca daquilo que viria a ser o estilo cocktail, conforme popularizado em filmes hollywoodianos, como o próprio "O Grande Gatsby". Além disso, os acessórios eram peças obrigatórias em qualquer look dos anos 20. Com uma forte influência da Art Déco, eles eram em sua maioria extravagantes, como bolsas de miçanga, boás de pena, faixas de cabelo e muitas joias cintilantes.

 

Modelos com Fantasias dos Anos 20
(Reprodução: Imagens da Internet)
 
  

Já a moda masculina nos anos 20, era clássica. O terno se popularizou rapidamente, inclusive, no campo. A disseminação do “American Dream” na cultura, pode ser facilmente percebida no uso de paletó pelos homens, com a cintura mais alta e os ombros estreitos, criando uma silhueta esguia.

 
Fotografias de época
(Reprodução: Imagens da Internet)

  

Os penteados dos anos 20, tem como principais características ondas vincadas, preferencialmente em cabelos curtos ou com um corte de inspiração Chanel. Os cortes são  sempre muito elegantes e discretos.

Fotografia de uma mulher desconhecida com cabelo em ondas vincadas
(Reprodução: Imagens da Internet)
 
Cantora Demi Lovato com um penteados no estilo anos 20
(Reprodução: Imagem da Internet)

 

O que achou desta coleção? Deixe nos comentários a sua opinião.
Notícia escrita por -TheCrown, no dia 29 de junho de 2020, às 17:06
cubo
Quase lá...