O campeonato mais disputado do mundo, o Campeonato Brasileiro, chegou ao fim nas suas 4 divisões (Série A, B, C e D). Elencos milionários, melhora no VAR, volta da torcida aos estádios durante o campeonato e o rebaixamento de times gigantes no futebol brasileiro, marcaram a edição de 2021!
Série D
Na 4° divisão do Campeonato Brasileiro, a equipe Aparecidense, equipe do centro-oeste do país, conquistou o título contra o clube Campinense. Ambos os times sobem para a terceira divisão, junto a equipe ABC e Atlético-CE; Equipes como América-RN, Bangu, Caxias, Ferroviária e Joinville, equipes conhecidas no futebol brasileiro, continuarão brigando pelo acesso a terceira divisão em 2022.
Clique na imagem para ver a tabela com mais detalhes
Série C
O clube Ituano, do interior de São Paulo, conquistou a 3° divisão do campeonato brasileiro e vai disputar a Série B em 2022, junto com a Tombense (perdeu a final), Criciúma e Novorizontino! As equipes Jacuipense, Paraná Clube, Oeste e Santa Cruz foram rebaixados para a 4° divisão; Paraná Clube e Santa Cruz, equipes muito conhecidas no futebol brasileiro, decairam de rendimento nos últimos anos e devem se reestruturar em 2022 para voltar as principais divisões do futebol brasileiro.
Clique na imagem para ver a tabela com mais detalhes
Série B
Podemos dizer que a Série B deste ano, foi uma das mais concorridas de sua história, incluindo 5 campeões brasileiros: Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Coritiba e Guarani; 2 deles, Botafoto e Coritiba, conquistaram o acesso à 1° divisão, com maior mérito ao Botafogo, muitos não acreditaram, mas o clube se consagrou campeão da segunda divisão, após má campanha do Coritiba na reta final do campeonato. Além desses 2 times, Avaí e Goiás também garantiram seu espaço na Série A 2022. Remo, Vitória, Confiança e Brasil de Pelotas foram rebaixados para a Série C, por um milagre, o Londrina se salvou na última rodada do rebaixamento. Cruzeiro e Vasco, equipes gigantes do futebol brasileiro, se mantiveram na série B, mas com péssimas campanhas.
Clique na imagem para ver a tabela com mais detalhes
Série A
Após 50 anos do último título, o Atlético Mineiro, conquista a Série A com seu time milionário, segundo a página Superesportes, R$300 milhões foram investidos no clube em 2021. Flamengo, Palmeiras, Fortaleza, Corinthians, Red Bull Bragantino e Athletico Paranaense (Campeão da Sul-americana 2021) conquistaram o acesso direto à principal competição internacional da América do Sul, a Liberadores da América. Fluminense e América Mineiro participaram da pré-libertadores e brigaram por vaga para a fase dos demais times. Grêmio, Bahia, Sport e Chapecoense, infelizmente, estão rebaixadas para a Série B, uma situação inacreditável de alguns desses clubes, era imaginável o rebaixamento do Grêmio, um dos maiores campeões de todos os tempos do Brasil. Juventude se salvou por um triz, na última rodada e rebaixou o Bahia.
Clique na imagem para ver a tabela com mais detalhes
Essa notícia não expressa a opinião da Kihabbo.
Créditos: GloboEsporte e SuperEsportes.